Na comemoração dos 285 anos de Jaraguá, o superintendente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Allyson Cabral, visitou a cidade e conheceu de perto alguns dos patrimônios artístico e cultural do município.
Na ocasião, o prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM) solicitou ao superintendente recurso financeiro que será destinado para reforma do espaço arquitetônico da Igreja do Rosário, construção do final do século XVIII ou início do XIX, por volta de 1776.
Allyson Cabral visitou também o Museu de Jaraguá e percorreu parte do Circuito Histórico, que revela traços da cultura do município, suas tradições e seus patrimônios.
Por conta da pandemia da covid-19, houve controle de público para evitar aglomeração, mas contou com a presença de vereadores, secretários municipais personalidades ligadas à religião e à cultura.
Histórico da Igreja do Rosário
Segundo historiadores, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi edificada em 1776, como descrito por Romancheli. A paróquia foi templo de irmandade negra, sendo o único do século XVIII que resistiu aos investimentos do progresso, que dizimou grande parte do conjunto histórico de Jaraguá.
No aspecto cultural, Jaraguá é uma das cidades de Goiás com maior número de patrimônio reconhecido pelo IPHAN, além de ser cortada pelo Caminho de Cora Coralina, rota imaginária do turismo goiano.