A situação dos moradores de rua vem ganhando espaço nos discursos de alguns vereadores que pedem ação do poder público no sentido de dar amparo e tratamento para os dependentes químicos.
Segundo o vereador Luiz Carlos Macaúba (PSB), a situação dos moradores que ocupam as praças públicas é preocupante, principalmente porque, em sua grande maioria, são pessoas dependentes químicos, especificamente do álcool.
Cracolândia de Jaraguá
O vereador chegou e dizer que a situação chega a parecer com a “cracolândia”, embora com a presença de drogas mais leves, porém, preocupante, como é o caso do álcool.
“São pessoas que estão em situação vulnerável e que dependem de ação da prefeitura por meio da secretaria de saúde e da assistência social, além de ações de igrejas e sociedade como toda”, disse.
Macaúba chamou a atenção dos demais vereadores para que observasse, na parte da manhã, como o consumo de álcool é frequente entre as dezenas de pessoas que passam dias e noites nas praças da cidade consumindo drogas.
A situação dos moradores de rua em Jaraguá chegou a ser questionada pelo Ministério Público de Goiás quando, na ocasião, houve denúncias de que municípios próximos estariam abandonando pessoas sem abrigo no município, diferente do que ocorre hoje, pois, na grande maioria, os ocupantes das praças públicas são moradores da cidade, algumas delas com histórico de pessoas trabalhadoras, mas que perderam a guerra para o vício.
O vereador e vice-presidente da Câmara, Eduardo Almeida (Dude Bill), também reforçou o apelo, dizendo que ele próprio havia perdido amigo pessoal para o vício, e que chegou a contribuir para a internação de um deles em uma clínica de recuperação.