A Secretaria Municipal de Saúde registrou, nas últimas 24 horas, mais 61 casos de covid-19. Os efeitos do feriado prolongado e reabertura do comércio são apontados por especialistas como os principais fatores de aumento do número de casos, aliado ainda a abertura de templos religiosos.
Nos próximas 15 dias é possível que haja em torno de 200 novos casos notificados. Para frear a curva de infecção é preciso manter decreto mais restritivos, embora a tendência dos municípios é seguir o decreto do estado.
Com o decreto de 14 dias fechados, a ocupação dos leitos de UTIs da rede pública estadual teve baixa considerável, mas aumentou nas últimas horas, com 93,16% dos leitos de covid ocupados.
Leitos de UTIs nos municípios
Uma frente parlamentar já entrou com projeto para que os municípios mantenham, mesmo após a pandemia, dez (10) leitos permanentes de UTI para cidades com até 50 mil habitantes, como é o caso de Jaraguá.
O número de óbitos registrados em Jaraguá mantém os 125 casos. Já na cidade de Goianésia, o número de óbitos é de 171, ou seja, 46 casos a mais que os registrados em Jaraguá, com população acima de 70 mil habitantes.
A abertura de comércio como bares e restaurantes também influencia no aumento de casos de covid-19, com lotação e aglomeração sem o controle total do poder público.