Nos próximos 15 dias, Jaraguá pode ter números elevados de novos casos de covid-19, principalmente após a abertura das academias, restaurantes e igrejas, considerados como pontos de alto risco de infecção pelo coronavírus.
Outro fator que pode interferir no aumento de casos é o feriado prolongado, com a abertura de barreiras sanitárias em cidades turísticas de Goiás, como Pirenópolis, Goiás Velho e outras cidades com maior fluxo de turistas.
Pesquisa sobre riscos
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Stanford (EUA), as igrejas, restaurantes e academias estão no topo da lista de locais com maior risco de infecção pela covid-19.
Mesmo com a capacidade de 30% de público, no caso das igrejas, restaurantes e academias, a pesquisa apontou que restaurantes e academias ocuparam o 1º e 2º lugar na escala de risco de infecção.
Os bares, hotéis, motéis e lanchonetes também estão na lista, ocupando o 3º e 4º lugar na escala de risco.
Nos próximos 15 dias, no entanto, e com base na abertura do comércio por 14 dias, não somente Jaraguá, mas todo estado pode ter um elevado número de casos de covid-19.
Jaraguá tem hoje 162 pessoas infectadas, com registro de 123 óbitos decorrentes de complicações de covid-19. O total de pessoas vacinadas são de 4.107.