Os cartórios de Goiás registraram aumento de quase 42% na procura por testamentos durante a pandemia, segundo informações do Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO). Os dados mostram que os 868 documentos foram cadastrados no segundo semestre do ano passado, contra 612 registros no mesmo período de 2019. Considerando-se os 12 meses de cada ano, a quantidade de testamentos efetuados também cresceu, alta de 34% entre os 2019 e 2020. O valor é superior à média histórica estadual, que apontava crescimento médio de 7,70% por ano desde 2010.
O testamento é um documento pelo qual a pessoa declara para quem pretende deixar os seus bens após a morte. O ato é concretizado na presença de duas testemunhas que não podem ser beneficiárias do registro. A presença de um advogado é opcional e o documento pode ser alterado ou revogado enquanto o requerente estiver vivo e lúcido. A validade tem início após a morte o testador.
O aumento da procura por esse tipo de recurso cartorário aumentou durante a pandemia porque, segundo presidente da CNB/GO, Alex Valadares Braga, a crise sanitária fez com que pessoas parassem para refletir sobre a morte. Esse comportamento, por consequência, faz com que cada um passe a planejar a herança, antecipando o tema em debates familiares.
Informações do Mais Goiás
Sugestão, denúncia, fotos ou vídeos, envie para a produção no WhatsApp : (62) 98528-0515