O Comitê Emergencial de Crise da prefeitura de Jaraguá, em reunião ocorrida nesta terça-feira (2), apresentou medidas de enfrentamento à Covid-19, dentre elas e a mais importante foi o fechamento do comércio às 18 horas durante a semana.
Nos finais de semana, no sábado e domingo, o comércio local deverá fechar às 12 horas. O colegiado do Comitê de Crise adotou medidas mais enérgicas no sentido de ter maior controle do fluxo de pessoas no comércio, principalmente em bares, que foi u maior foco durante as discussões.
Para o presidente da OAB em Jaraguá, fechar totalmente os bares poderia representar uma perda na economia, defendendo o distanciamento das mesas e fiscalização, o que não foi acatado pela maioria do colegiado.
Mesmo com fiscalização nas ruas durante à noite, o número de servidores ainda é pouco. No atual decreto em vigor, onde fechava os bares somente a partir das 22 horas, não surgiu efeitos, já que o horário de pico nos bares e restaurantes é das 18 às 23 horas.
Segundo o promotor Everaldo Sebastião de Souza, presente na reunião do Comitê Emergencial de Crise, o correto seria o fechamento dos bares durante 14 dias, conforme dados de especialistas em saúde.
Todo processo de fiscalização e controle ficará por conta da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Polícia Militar