Em entrevista à Rádio Sucesso FM, o médico e candidato Avimar Teodoro (MDB) apresentou várias propostas de governo caso venha a ser eleito. Dentre as promessas estão a quebra do monopólio de empresa funerária, coleta seletiva do lixo, cujo renda do reaproveitamento seria voltada para a alimentação escolar, e revisão de contratos da prefeitura.
Coleta de lixo
Segundo o candidato Avimar, é preciso investimento em saúde pública, citando os grandes problemas gerados por causa do lixo, além de prometer a quebra do monopólio das empresas de lixo, assim como a da empresa funerário, hoje sob o controle da Jarapax.
Ele voltou a citar o consórcio intermunicipal do lixo, projeto que não teve andamento no governo de Ival Avelar (PTB) e Zilomar Oliveira (PSD). O consórcio intermunicipal foi construído por municípios vizinhos à Jaraguá para dividir um mesmo espaço de aterro sanitário.
Educação
Para a educação, Avimar Teodoro disse que também foi professor e que deve sim, valorizar os profissionais da educação, citando a criação de uma equipe multidisciplinar para dar suporte aos professores, além de prometer pagar o piso integral, uma luta da classe que busca pelos seus direitos há anos em Jaraguá.
Ele ainda citou a criação de uma olimpíada educacional constante no calendário anual. Quanto as eleições democráticas nas escolas, ou seja, o processo de eleição para diretores, Avimar disse que somente uma gestão democrática dará fim à promessa de cargos nas escolas como barganha política.
Saúde
Na área da saúde, Avimar disse que um dos candidatos havia dito que ‘médicos não administravam bem a cidade’, categoria que ele defendeu e citou a pessoa de Juscelino Kubitschek, que foi médico e um dos melhores presidentes do Brasil.
Avimar voltou a repetir que reconhece a melhoria na saúde em Jaraguá, citando como exemplo as reformas e construção das UBS (Unidades Básica de Saúde).
Uma das melhorias na saúde será o projeto Remédio em Casa, ou seja, atuando na prevenção por meio dos agentes de saúde, que vão receber equipamentos e treinamento para levar até os pacientes os medicamentos.
Avimar prometeu ainda humanizar a saúde e construir casas de apoio na capital, retirando o máximo possível o transporte de pacientes em ambulâncias, além de investimento no Hospital Municipal.
Saneamento
Na área de saneamento básico, o candidato disse que vai renovar o contrato com a Saneago, dizendo que a empresa tem material para dobrar o fornecimento de água e tratamento de esgoto, prometendo negociar melhorias em prol dos usuários, principalmente para os mais carentes.
Como produtor rural, o médico e candidato disse que pretende fazer um mapeamento das estradas rural no sentido de promover as melhorias necessárias, com o apoio dos fazendeiros.
Avimar citou um sistema de pavimentação ecológica para as estradas, eliminando a poeira e a lama, sem citar claramente que tipo de material seria utilizado para a pavimentação.
Infraestrutura
Quanto à pavimentação asfáltica na cidade, o candidato disse que deverá verificar quem está falando a verdade sobre a obra parada no Setor Primavera III, já que o prefeito Zilomar Oliveira diz que vem tentando negociar ações burocráticas junto ao estado para que a obra seja concluída, porém, sem resposta, o que será apurado, disse o candidato.
Na última pesquisa de opinião de voto promovida pelo Instituto Cerrado, o candidato Avimar Teodoro ficou com a menor rejeição entre os entrevistados, com 6,28%, contra 28,37% do candidato Zilomar Oliveira (PSD), 13,95% de Paulo Vitor Avelar, e 13,49% do candidato Biracy Camargo (Rede).