Os candidatos a prefeito de Jaraguá elaboraram seus planos de governo cada um ao seu modo, no entanto, maioria deles não contaram com uma assessoria especializada para desenvolverem os projetos dentro da realidade local e nas áreas específicas, como na educação, saúde, cultura e segurança.
Como divulgado em outra reportagem, o plano de governo do candidato do DEM, Paulo Vítor Avelar, foi o único dentro das normas técnicas e que abrange todos os setores sociais, embora não seja possível dizer que serão cumpridos.
Dentre algumas promessas de campanha, constante no plano de governo do candidato Avimar Teodoro (MDB), está a descentralização da educação, melhoria nas escolas e outras promessas importantes e cabíveis, porém, não consta nenhum projeto de valorização dos profissionais da educação.
Sem reajuste integral do Piso Nacional dos Professores, os educadores da rede municipal de educação foram penalizados na gestão de Zilomar Oliveira (PSD) que, mesmo pagando o reajuste de forma parcelada, não conseguiu alcançar o índice do Ministério da Educação e Cultura, atualizado anualmente.
Avimar Teodoro quer implantar o Cartão Estudantil Universitário, Erradicação do Analfabetismo Funcional, Reestruturação da Educação Infantil, Escolas Rural e o Programa de Educação de Jovens e Adultos.
Todos os projetos apresentados já são trabalhados no contexto da educação, seja em nível de Estado ou pelo próprio município, com exceção do Cartão Estudantil.
Os profissionais da educação, que convivem com a realidade nas salas de aulas não foram consultados pelo candidato, pois eles são conhecedores da realidade da educação básica no município.
Um dos grandes problemas dos candidatos é apresentar soluções que parecem não distante da realidade, ou que, em algum momento parecem que são milagrosas, sem a participação de profissionais de cada área para discutirem a temática.