O candidato Paulo Vítor Avelar (DEM), da base do governador Ronaldo Caiado participa de uma das campanhas mais disputada em Jaraguá, embora não haja favoritismo dentro do um processo político, levando em consideração que outros três nomes disputam a prefeitura, sendo eles, Biracy Camargo (Rede), o prefeito Zilomar Oliveira (PSD) e Avimar Teodoro (MDB).
Alternando entre Nédio Leite e sua esposa Márcia Fonseca na prefeitura, ainda na década de 1990, Marconi Perillo (PSDB) teve ao seu lado o fiel aliado, que mais tarde se tornaria deputado estadual e, anos depois, elegeria o prefeito Zilomar Oliveira, hoje no PSD, que busca a reeleição.
Parte da população questiona sobre grandes investimentos que não foram feitos em Jaraguá com o ex-deputado Nédio Leite e o prefeito Zilomar no poder, o que resumiu apenas em obras de reformas de UBS, asfaltamento no Setor Santa Fé e o Restaurante Cidadão, consideradas obras de grande vulto.
Em 2018, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) foi preso pela Polícia Federal sob a acusação de ter desviado R$ 12 milhões em propina da Odebrecht, o que abalou a administração de Zilomar e a base de Nédio Leite.
No cenário da cidade onde é prefeito e sem governo do Estado na base, Zilomar Oliveira dependeu de recursos de emendas parlamentares para concluir obras estruturantes sem que outras fossem terminadas, como o asfaltamento do Primavera III, saneamento básico e distribuição de pão e leite, que só aconteceu no último ano de governo.
Sem o aparato do estado na gestão, Zilomar enfrentou greve dos professores que buscam o pagamento do piso nacional, além de paradas consecutivas no serviço de limpeza pública por falta de pagamento.
Outro gargalo na gestão de Zilomar foi as promessas de empresas geradoras de emprego em Jaraguá, o que não foram concretizadas, além do não pagamento dos direitos dos funcionários públicos.
Embora eleições se vence após a última urna seja aberta, o cenário para o candidato do DEM mostra uma campanha aquecida em se tratando da base do governador, o que vem causando embates calorosos nas redes sociais, cuja dinastia da herança política de Marconi Perillo é o foco principal dos debates.