Com déficit de testagem capaz de identificar casos da Covid-19 na população, principalmente nos pacientes que apresentam os primeiros sintomas, que hoje devem esperar em média por seis dias em isolamento, o número de mortes pela Covid-19 atingiu o número de 15 casos.
Em apenas um dia, três pessoas morreram em decorrência dos episódios do coronavírus, sendo dois jovens com menos de 30 anos de idade, e um homem de 65, que morreu em Porangatu.
Nos últimos três meses, os casos confirmados de Covid-19 em Jaraguá aumentaram cerca de 400%, número alarmante, segundo o Promotor de Justiça Everaldo Sebastião de Souza, em uma postagem feita nas redes sociais.
Falta de testagem PCR
Embora os testes rápidos não tragam os melhores resultados em termos de eficiência, a compra de kits dos testes RT-PCR por parte da Secretaria Municipal de Saúde causa revolta em grande parte da população.
Atendidos pela Central de Prevenção da Covid, os suspeitos de estarem infectados devem aguardar até seis dias para que sejam encaminhados para um tratamento médico, tempo que pode custar a vida de muitos que podem agravar o quadro em questão de horas, caso estejam infectados.
A compra de 3 mil kits prometido pelo prefeito Zilomar Oliveira (PSD) não dá para atender uma cidade com 50 mil habitantes, ou seja, uma testagem em massa, como seria o ideal.
Nesta semana, profissionais da saúde estão passando pela testagem rápida, exames que deverão se estender para os servidores da limpeza urbana e membros de outras instituições.
Sem poder realizar velório, as pessoas que morreram com suspeita de Covid-19 não podem ter um velório diguino, o que acaba penalizando ainda mais a família e amigos.