Com 270 casos confirmados de Covid-19 e mais 220 suspeitos em Jaraguá, a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando atender a demanda no atendimento aos pacientes.
Após várias reclamações de usuários do Sistema Único de Saúde do atendimento da Sala de Monitoramento Covid, em atividade há mais de 30 dias, a coordenadora do sistema, Divina Célia, diz que houve melhoria no atendimento.
Até na semana passada, por exemplo, apenas 6 atendentes faziam o contato com os pacientes infectados ou com suspeita (quarentena). O número de atendentes passou agora de 6 para 12 pessoas.
Além de aumentar o número de atendentes, houve a aquisição de novas linhas telefônicas, necessários para efetuar as ligações para cada paciente vítima da Covid-19, ou com suspeita de infecção.
Nesta semana, em entrevista em rádio, o prefeito Zilomar Oliveira (PSD), após investida do Ministério Público, declarou que já há processo para aquisição de 4 mil kits de testes rápidos que vão atender os pacientes com indicação médica.
O Ministério Público de Goiás na comarca de Jaraguá havia dado um prazo até na segunda-feira (17) para que a Prefeitura manifestasse sobre as medidas adotadas contra a pandemia, principalmente na testagem e nas ações de fiscalização e educação.
Para a coordenadora Divina Célia, alguns pacientes exigem que médicos prescrevam medicamentos sem comprovação científica contra a Covid-19, outras vezes, pedem ajuda de transporte para outras cidades, o que a Secretaria de Saúde não consegue atender, disse.