Embora fosse uma das promessas do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) de enviar dez leitos de UTIs para Jaraguá, quando ainda em campanha eleitoral, oito anos atrás, a promessa só veio a concretizar agora, no governo de Ronaldo Caiado (DEM).
O comunicado foi feito pelo próprio governador em redes sociais e nos canais de comunicação oficiais do Estado. O recurso chega no momento de luta contra a pandemia do coronavírus.
Segundo o governador, este foi um resgate da promessa feita atendendo ao pedido da população e de lideranças locais, como o líder do PTB em Goiás, Lineu Olímpio de Souza e Paulo Vitor Avelar, pré-candidato a prefeito de Jaraguá na base do governador.
Situada às margens de importantes rodovias federal e estaduais, como a BR-153, a falta de leitos de UTI sempre foi um dos grandes desafios de todos os prefeitos que administraram Jaraguá, já que os pacientes em estado grave eram levados para Goiânia, Anápolis e até Nerópolis.
A luta na busca de soluções efetivas na saúde pública de Jaraguá não foi uma atribuição de grupos isolados, e sim de organizações importantes que representam a sociedade, como o Ministério Público de Goiás e seus promotores.
Segundo Everaldo Sebastião de Souza, da 2ª Promotoria de Justiça na comarca de Jaraguá, este foi um dos maiores investimentos em saúde pública nos últimos anos no município.
Em diversos momentos e ocasiões, membros do MP tiveram que acionar órgãos de regulação para pacientes em estado grave em Jaraguá, sendo que muitos deles perderam a vida à espera de um leito na gigantesca fila do SUS.
Na semana passada, o Hospital Estadual Dr. Sandino de Amorim também recebeu três respiradores, o que deve complementar os investimentos na saúde pública.