Uma obra que mais parece uma quadra coberta vem sendo objeto de reclamação de moradores na Vila Rio Vermelho na divisa com a Vila do Sol. O local vem sendo usado para abrigo de vacas com bezerros, o que gera mau cheiro e atrai insetos.
Na mesma rua, há também acúmulo de lixo que contribui com a hospedagem e proliferação de vetores.
O problema com os recicladores de lixo em Jaraguá é tão antigo quanto à existência de alguns bairros centenários. Sem política pública de coleta seletiva do lixo, os recicladores não têm para onde correr, já que não existe qualquer tipo de multa ou ação social para a construção de um galpão municipal de reciclagem que possa atender a todos de forma igualitária.
Cooperativas já não são atrativas para os coletores de reciclados, pois alegam que o preço pago pelas empresas não compensa o trabalho, considerado de formiguinhas.
Mesmo o programa da prefeitura voltado para a coleta de tecidos não caiu no gosto dos empresários, que alegam a falta do comprometimento do município em disponibilizar um serviço de coleta do material.
São diversas pessoas que usam suas casas como depósito de recicláveis sem que o município adote providências efetivas, já que tais famílias dependem do lixo para sobreviverem, ou seja, não há ação social da prefeitura que possa tirar tais trabalhadores da informalidade.