Dois policiais militares de Jaraguá foram serão homenageados pela Câmara Municipal de Vereadores com base nos artigos 179 a 182 do Regimento Interno por ato de solidariedade prestada à mãe de uma criança.
Segundo dados coletados pela Câmara, os PMs Charles Raniel Santos de Oliveira e o soldado Tiago Gomes da Silva, estavam no plantão quando foram acionados para atender uma ocorrência não muito comum.
João Vitor Neto foi a criança que os militares prestaram socorro e o salvaram de um engasgamento, que poderia ter o levado à morte. Para o médico e vereador Breno Leite Santos (DEM), a ação dos policiais foi muito importante para salvar o recém-nascido, considerado por ele como o princípio básico, constitucionais e humanitários.
A ocorrência foi atendida no dia 16 de janeiro, quando os PMs estavam a patrulhamento em Jaraguá.
Durante o atendimento pelo telefone da PM, na 13ª CIPM, a mãe da criança recebeu as orientações até que os policiais chegassem ao local.
Para o médico plantonista Dr. Ezidio Feliciano Candido Neto, em nota, afirmou que o caso poderia ter sido trágico, caso os sinais vitais da criança não fosse restabelecido. A propositura da Moção de Aplauso é o vereador Breno Leite Santos, que também é membro da Comissão de Direitos Humanos e Justiça da Câmara.
Izaías Sousa