Um levantamento feito pelo Jaraguá Notícia revelou que, cerca de 95% dos servidores públicos municipais têm dívidas com instituições bancárias com desconto na folha de pagamento.
A informação foi checada junto às agências bancárias e no Departamento De Pessoal da Prefeitura Municipal de Jaraguá, cujos dados obtidos apresentaram os mesmos números em estimativas.
Segundo o secretário administrativo da Prefeitura, Silvano Martins, a estimativa é real, e ao mesmo tempo preocupante.
Com uma economia estagnada, a realidade apresentada não é apenas de Jaraguá, mas também em nível nacional.
Levantamento feito pelo Correio Brasiliense aponta que servidores públicos tomaram R$ 42,1 bilhões de crédito pessoal consignado só nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados do Banco Central (BC).
O valor concedido de janeiro a abril é 39,7% mais alto do que o do mesmo período de 2018. No mês passado, o aumento foi de 11,1% na mesma base de comparação. O saldo de crédito consignado para servidores públicos em abril somava R$ 198,5 bilhões.
Empréstimos consignados também vêm sendo um pesadelo nos salários dos servidores aposentados e pensionistas, incluindo idosos.
Nas agencias bancárias, funcionários oferecem empréstimos para idosos que, na maioria das vezes, já quitaram ou ainda estão pagando dívidas que se arrastam por anos.