O vereador Breno Leite (DEM) fez um discurso inflamado na sessão desta terça-feira (19) na Câmara Municipal. Em meio às propostas de interesse público, o vereador cobrou também lisura na administração.
Segundo Breno Leite, a Prefeitura de Jaraguá gasta cerca de R$ 500 mil em salário para comissionados enquanto há déficit com outros setores primordiais, citando a dívida com a Previ.
Funcionários efetivos e aposentados constantemente estão com seus salários atrasados, enquanto a folha com os comissionados compromete os cargos públicos exercidos por servidores efetivos.
Um concurso público chegou a ser apresentado como uma das soluções para sanar a questão previdenciária, porém, para abrir um concurso, é preciso que o município apresente real necessidade de funcionários, além de dotação orçamentária para custear os salários dos novos servidores.
O prefeito Zilomar Oliveira (PSDB) chegou a anunciar a demissão de servidores em cargos comissionados até este mês de novembro para cumprir com o índice no fim de ano, segundo normas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Acontece que, até hoje, não foi divulgada nenhuma lista com números de servidores comissionados que foram demitidos, o que compromete a lisura e transparência administrativa.