A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária e Funasa vão atuar em conjunto em vistorias domiciliar e notificação de moradores que não mantém seus imóveis limpos, prevenindo contra a proliferação de vetores, como o mosquito transmissor da dengue.
Equipes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e fiscais da Vigilância Sanitária já estão atuando de forma conjunta. Nos casos onde os moradores negam fazer a limpeza dos lotes ou até dificultando a entrada dos agentes de endemias, o órgão de controle poderá requisitar, por meio de ação judicial, a entrada nos referidos locais, com base na Lei. 16.140/07.
Palestras educativas também estão sendo ministradas em escolas públicas, onde os alunos são orientados sobre a prevenção de contaminação de vetores, alertando sobre a importância de manter os lotes limpos, bem como, sobre os riscos da contaminação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo a secretária Rúbia Oliveira, as ações integradas entre os órgãos de fiscalização e controle são meios necessário para o controle dos vetores, inclusive, em alguns casos, os moradores serão notificados e autuados caso não cumpram com as normas de limpeza em seus domicílios ou lotes sem construção.
Em abril, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o Manejo Ambiental, tendo como objetivo, recolher entulhos retirados pelos moradores de suas residências, além de coleta de lixo nas margens de córregos e outras ações de combate aos vetores.