Uma mulher moradora de Jaraguá sofreu uma queimadura grave de pele após passar por uma sessão de bronzeamento do tipo banho de lua, nesta segunda-feira (25).
Segundo informações chegada ao órgão de saúde de Jaraguá, a mulher teria contratado o serviço, porém, após perceber que teria sofrido queimadura grave na pele, resolveu procurar o serviço de saúde. As primeiras informações apuradas davam conta que o bronzeamento era realizado no quintal de uma casa.
O caso chegou a ser comunicado apenas por telefone, sem um registro formal na Secretaria Municipal de Saúde.
Essa técnica de bronzeamento, segundo profissionais da área, contribui para a pele ter um bronzeado mais uniforme. Em síntese o Banho de Lua é um método de cuidado da pele e realce de sua estética, que se baseia na esfoliação (peeling), hidratação e no clareamento dos pelos do corpo, facilitando o bronzeamento e deixando a pele mais sedosa e bonita.
A técnica usa vaselina e água oxigenada fator 30%, em uma mistura homogênea, onde é aplicada sobre o pelo para, também, dar um clareamento nos pelos.
O uso de água oxigenada neste tipo de estética deve ser empregado com cuidados, já que há pessoas que apresentam alergia, podendo sofrer irritação após a aplicação, e em outros casos até acelerando o processo de queimadura.
Fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde estiveram em Jaraguá recentemente, onde vistoriaram algumas clínicas de beleza e estética, onde averiguaram se as empresas tinha alvará de funcionamento.