Connect with us

Cidades

Casas da Rua das Flores recebem pintura por meio de ação cultural

Um trabalho de pintura de antigas casas da Rua das Flores, em Jaraguá, vem sendo realizado por meio da Associação dos Defensores do Patrimônio Histórico e Cultural

Published

on

Um trabalho de pintura de antigas casas da Rua das Flores, em Jaraguá, vem sendo realizado por meio da Associação dos Defensores do Patrimônio Histórico e Cultural, através da ajuda de voluntários e profissionais liberais.

Sendo uma das primeiras ruas de Jaraguá, a Rua das Flores tem hoje o maior número de casas que relembra as construções do século XVIII, algumas delas em bom estado de conservação, embora os moradores, em sua grande maioria — não dispõem de recursos para investir em preservação das mesmas.

Com o fim de preservar o que ainda resta dos traços da antiga Vila de Jaraguá, as casas estão recebendo pintura na parte externa por meio de uma associação cultural, onde tem como membros profissionais das mais diversas áreas, como, engenheiros, arquitetos, médicos e pessoas que se juntaram em prol da cultura da cidade e suas tradições históricas.

A Rua das Flores também é conhecida nas literaturas como a Vila das Lendas, incluindo a de Tereza Bicuda, o Cavaleiro da Rua das Flores e a Procissão dos Mortos.

Suas ruas ainda mantêm os traços das primeiras cidades de Goiás, com pedras quadriculadas que se adapta bem com os traços colonial das casas que estão recebendo a revitalização estética por meio da AMA.

O Projeto AMA ganhou as tintas que foram doadas por voluntários da ação, porém, em alguns casos, a restauração vai além da tinta, já que algumas casas precisam de novo reboco, o que eleva ainda mais o custo do projeto.

Segundo os coordenadores do projeto, a revitalização das antigas casas faz parte de um investimento popular voluntário, no sentido de atrair mais turistas, e quem nem sempre é preciso esperar incentivo do poder público para que projetos como este sejam colocados em prática pela comunidade.

Enquanto Jaraguá é reconhecida como a cidade do vestuário, a Associação dos Defensores do Patrimônio Histórico e Cultural quer mostrar que o município tem outras potencialidades, incluindo o turismo, como o Caminho de Cora Coralina que passa no município.

O Caminho de Cora Coralina é uma rota de ecoturismo inspirada no Caminho de Santiago, na Espanha. Ela mistura o que há de melhor na região do interior de Goiás: história, gastronomia, natureza e cultura. São 300 km que passam por 5 cidades históricas, 8 povoados, mais de 20 igrejas, inúmeras cachoeiras e parques.

Izaías Sousa
Graduado em História pela UEG/GO


caminho de cora

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.