Connect with us

Destaque

Caixa da prefeitura é aberto em audiência conduzida por Breno Leite

Convocado pelo vereador Breno Leite Santos (DEM) para dar explicação sobre as condições econômicas, arrecadação e gastos públicos, o secretário Silvano Martins

Published

on

Convocado pelo vereador Breno Leite Santos (DEM) para dar explicação sobre as condições econômicas, arrecadação e gastos públicos, o secretário Silvano Martins — apresentou aos vereadores o mapa detalhado sobre onde estão sendo investidos os recursos da prefeitura.

A sessão desta terça-feira (8) começou com a ausência de alguns vereadores e do próprio presidente Werlon de Oliveira (PPS), já que estavam em uma reunião, juntamente com o prefeito Zilomar Oliveira, em Brasília, onde buscavam recursos federais para construção de moradias em Jaraguá por meio do Ministério das Cidades.

Educação, Cultura e Previdência Social

O interrogatório foi conduzido pelo médico e vice-presidente Breno Leite, que também foi o autor da convocação do secretario. Dezenas de perguntas foram direcionadas ao gestor da Secretaria de Finança, principalmente sobre a arrecadação e investimentos em áreas primordiais da administração, como educação e cultura, saúde e previdência social.

Silvano Martins apresentou os dados de forma segura, mostrando laudos e pareceres sobre os investimentos e demandas da prefeitura, algumas vezes justificando — e outras vezes devendo respostas para esclarecer algumas das perguntas formuladas pelos vereadores.

Medicamentos pagos em licitação

Uma delas se referia a uma compra de medicamentos por parta de Secretaria de Saúde de um lote de medicamentos no valor de R$ 30.00 mil, compra realizada em uma drogaria de Aparecida de Goiânia, sem licitação e tomada de preço, apenas por ato emergencial.

O vereador Leirso Cordeiro (PSB) questionou o secretário sobre a compra, alegando que em Jaraguá existe mais de 35 drogarias, e que a compra de tais medicamentos poderia ter sido feita em Jaraguá, valorizando o comercio local, além de apresentar notas que comprovam que os medicamentos foram pagos acima do valor de tabela, representando cerca de 30% a mais do preço praticado no mercado, gerando um prejuízo de três mil reais aos cofres públicos.

Sem resposta para aquele momento, Silvano Martins e a assistente da Secretaria de Saúde — ficaram de apresentar maiores informações sobre a compra dos medicamentos.

Pontos sem esclarecimentos

Para o médico e vereador Breno Leite, a explicação do secretário foi bastante técnica, embora alguns pontos não foram totalmente esclarecidos, mas aceitou os dados apresentados.

Pagamento de servidores comissionados que pesa no orçamento da prefeitura; falta de investimento em saúde publica e pagamento de direitos trabalhistas dos profissionais da educação também fez parte da pauta.

A resposta foi de que a prefeitura vem buscando melhoria nos investimentos, embora a arrecadação seja o maior problema para que a prefeitura consiga ajustar a folha de pagamento, inclusive os direitos dos professores e funcionários, referindo ao piso e as progressões, além da problemática Previdência Social do Município que está no vermelho.

Ouça a entrevista do vereador Breno Leite e Silvano Martins

Entrevista com Silvano Martins

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.