A onda de roubos e furtos que vem acontecendo em Jaraguá assusta a população, principalmente os casos de furtos e roubos de celulares, sem contar com os casos mais graves que são os homicídios que voltar a aterrorizar os moradores.
Algumas medidas de segurança podem ser adotadas pelas pessoas no sentido de dificultar as ações dos criminosos, principalmente nos casos de roubos e furtos de celulares.
Uso de celulares em locais isolados
Usar o aparelho em locais isolados, ou seja, sem presença de outras pessoas é um dos pontos fracos do cidadão. São em tais ambientes que os criminosos procuram por suas vítimas.
Além dos pontos isolados em sem movimentação de pessoas, fazer uso dos aparelhos enquanto trafega pelas ruas e calçadas é outro ponto que chama a atenção dos larápios.
Guardar aparelhos celulares no bolso de trás da roupa não é uma boa ideia, já que os criminosos podem chegar de bicicleta ou moto e, com um pequeno golpe, retiram o aparelho sem chance de reação da vítima.
Dica para as mulheres
Para as mulheres, o correto e mais seguro seria guardar o aparelho entre a blusa e a calça, sem estar à mostra. Carregar na bolsa só em locais públicos e com movimentação de pessoas.
Outra dica de segurança é não ostentar a compra de aparelhos na internet, principalmente em redes sociais, já que os criminosos estão fazendo uso das redes sociais para estudar o perfil de suas futuras vítimas.
Aplicativos de rastreamento
Além das dicas acima citadas, o usuários de aparelhos celulares também podem cadastrar o chip do aparelho em aplicativos de rastreamento, que em alguns casos podem ajudar na recuperação em caso de furto ou roubo.
Outra medida importante é guardar o número MEI do aparelho, pois, em caso de perda do mesmo, ele pode ser cancelado a pedido do proprietário junto às agências reguladoras, além de poder ser bloqueado pelo dono.
Há também aplicativos que tira foto quando o usuário clicam em alguma tecla do aparelho, e, imediatamente, com conexão à internet, elas são enviadas para um E-mail previamente cadastrado, onde então o rosto da pessoa que está com o aparelho é fotografado.
Enquanto a população reclama por melhor policiamento, alguns estão brincando com a sorte e se arriscando, colocando tanto sua vida quanto seus bens em risco.
Izaías Sousa
Especialista em Segurança Pública e Privada