Sem médicos especialistas para atender a população de Jaraguá, conforme havia sido prometido pela atual gestão, ao passar o hospital para a administração de uma OS (Organização Social), o vereador e médico Breno Leite (DEM) espera apresentação do contrato entre a prefeitura e a empresa para requerer atendimento a altura do valor pago pelos serviços que deveriam ser prestados.
O Hospital Estadual Sandino de Amorim recebe hoje R$ 1.300,000, 00 (um milhão e trezentos mil reais) mensal para administrar a unidade de saúde, portanto, segundo o vereador e médico, o valor é muito alto para que a população seja mal atendida, sem profissionais especialistas em várias áreas da saúde, completando o terceiro mês de gestão da OS.
Falta profissionais da ginecologia e obstetra, ortopedista, pediatria e cirurgião. Segundo o vereador, a situação dos usuários da saúde é caótica, ou seja, pessoas estão sendo transferidas para Pirenópolis para fazer cirurgias e até ter filhos.
“Muitos filhos de Jaraguá serão Pirenopolinos, disse o médico, já que parte da futura geração estão nascendo em outros municípios por falta de médicos em Jaraguá”, frisou.
Serviços especializados não estão chegando, como cirurgia ortopédica e outras. Os pacientes, quando são transferidos, pagam as despesas com seu próprio dinheiro, disse.
Falta também ambulâncias em bom estado de conservação, com veículos potentes para transportar os pacientes.
Jaraguá tem um grande número de pessoas que precisam de cirurgias consideradas simples, e o hospital não tem um centro cirúrgico ativo, em tempo integral.
Serviços de médico especialistas muitas vezes são agendados, ou seja, para os demais vereadores, a opinião é a mesma, os usuários têm que ter hora para adoecer.
Para o vereador Breno Leite essa não é a finalidade de uma OS, de uma administração que pretende economizar, mas que gasta recurso com serviços que não atendem a comunidade. Jaraguá tem pressa, disse.
Outros vereadores também questionaram a OS da saúde em Jaraguá, como José Sabiá (PR); Leirso Cordeiro (PSB); Odair da Vizzado (PTN) e Gaspar da Costa (PTB).