Politica
Prefeitos dependem de emendas de deputados para governar

O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Paulo Vitor, disse que os prefeitos estão preocupados caso haja mudanças que dificultem o envio de emendas de deputados e de senadores para os municípios.
Prefeituras e as emendas parlamentar
No atual cenário econômico do país, os prefeitos estão buscando apoio junto de suas bases políticas para que os deputados e senadores possam enviar emendas e socorrer a economia das prefeituras.
Cerca da metade da arrecadação dos municípios é gasta com pagamento de pessoal, e outra parte, como a do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é gasto com obras e serviços públicos, incluindo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Professores (FUNDEB), além de bancar despesas com a saúde pública.
Emendas para Jaraguá
No caso de Jaraguá, somente no primeiro mandato de Paulo Vitor, o deputado federal José Nelto destinou cerca de R$ 10 milhões em emendas para a prefeitura. Outros deputados também destinaram recursos para o município por meio de vereadores, números que a produção não teve acesso para citar na matéria.
Parte do recurso foi investido em obras de infraestrutura, no esporte e na saúde, verbas que somaram com os repasses do Governo Federal e estadual.
Segundo Paulo Vitor, que recentemente assumiu a presidência da FGM, parte dos prefeitos de Goiás não tem acesso a deputados federais e senadores, e por esse motivo não recebem emendas que poderiam ser destinadas para o custeio das prefeituras, posicionamento defendido também pelo presidente da AGM.
Sem deputados na base dos prefeitos
Sem comentar sobre detalhes políticos, sabe-se que alguns prefeitos não têm acesso aos deputados por não os terem apoiado em campanhas eleitorais em suas bases, o que comprometeu as alianças de reciprocidade nas articulações.
Já no primeiro semestre do ano, Jaraguá ainda não recebeu nenhuma emenda parlamentar apresentada por deputados, e há somente uma promessa de emenda apresentada pelo senador Jorge Kajuru por meio do vereador Odair da Vizzado.
____________________________________
Foto: Jornal Opção
