Para enfrentar os casos de dengue e prevenir a doença, a Secretaria Municipal de Saúde deve intensificar as ações nos próximos dias, segundo informações de servidores ligados ao órgão.
Casos de dengue em Jaraguá
Em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), Jaraguá registrou mais de 2 mil casos prováveis de dengue, com duas mortes confirmadas.
Neste primeiro mês do ano, 38 casos já foram confirmados, embora o número pode ser ainda maior, já que os dados apresentados pelo Ministério da Saúde não são atualizados em tempo real.
Com os sintomas da doença, o Hospital Estadual e outras unidades de saúde, tanto da rede pública quanto privada, acabam recebendo um maior fluxo de pacientes que buscam o tratamento pelos sintomas apresentados.
Educação e combate ao mosquito
Educação em saúde, ações de combate ao foco do mosquito nos lotes e áreas de risco são discutidas em reuniões entre gestores e equipes de saúde, envolvendo os órgãos nas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças infecciosas.
A colaboração da população também é importante no combate ao mosquito transmissor da doença, principalmente mantendo seus lotes sem acumulo de água e sem materiais recicláveis que podem abrigar os vetores.