Connect with us

Religião

Assembleia de Deus perde membros em massa com rupturas

Published

on

Assembleia de Deus perde membros em massa com rupturas

Considerada a maior igreja evangélica em número de fiéis e de templos em Jaraguá, a Assembleia de Deus Ministério de Madureira vem perdendo membros de forma massiva nos últimos anos.

Perda de seguidores

Fundada há mais de 50 anos pelo pastor Valdo Martins Arruda (in memória), a AD Madureira foi uma das primeiras denominações evangélicas em Jaraguá, que funcionava em um antigo templo que hoje foi transformado em anexo do templo central, na Vila São José.

Com a morte de seu fundador, a presidência da igreja foi assumida pelo filho do pastor Valdo Martins, Valteir Arruda, que também faleceu pouco tempo após assumir a direção da denominação, vítima de um acidente de carro.

Após a morte do segundo presidente, a Assembleia de Deus de Madureira já começava a perder membros, principalmente com a morte de seu fundador. Nos últimos dois anos, o ministério passou por rumores negativos que pesaram contra as lideranças, o que causou uma divisão interna e o afastamento de membros para outras denominações, dizem alguns fiéis dissidentes.

Expansão da Assembleia de Deus

Com mais de 20 templos espalhados no município, incluindo os distritos, a Assembleia de Deus de Madureira expandiu o ministério para outros estados onde mantém representação religiosa, como em cidades do Piauí, no Nordeste do Brasil.

Na presidência do pastor Willian Júnior, herdeiro do ministério do pai, o pastor veterano Willian da Silva, já aposentado, a AD de Madureira perdeu grandes lideranças e antigos aliados do fundador Valdo Martins, dentre eles estão os pastores Daniel Sardinha e José Lisboa (Zé Catirino).

Pastor Daniel Sardinha

Surgimento de novas denominações

Daniel Sardinha deixou a AD de Madureira para fundar seu próprio ministério, a Igreja da Vitória, que começou com um galpão alugado e hoje já tem sede própria, construída com donativos de fiéis, templo localizado próximo ao Batalhão da Polícia Militar, no dentro da cidade.

Segundo o pastor Sardinha, cerca de 3 mil pessoas passam pelo templo fundado por ele todo mês, entre membros e visitantes. Além de membros que saíram da AD de Madureira, a Igreja da Vitória recebeu membros de outros ministérios evangélicos de Jaraguá.

Obras sociais

Além da prática religiosa, Daniel Sardinha também faz investimentos em ações sociais como abertura de creche em convênio com o poder público municipal, o que de certa forma também beneficia a denominação com vagas para os filhos dos frequentadores, embora a instituição não tenha cota exclusivas para membros da igreja, afirmou o pastor durante a inauguração da instituição situada do no Jardim Atlântico.

Pastores desligados

Já o pastor evangélico José Antônio Lisboa, que também deixou a AD de Madureira recentemente, também fundou seu próprio ministério, a Igreja Pentecostal o Bom Samaritano, com cultos realizados em um galpão alugado na Avenida JK, na região central da cidade.

Lisboa foi um nome de peso na Assembleia de Madureira, onde auxiliava o fundador Valdo Martins e seu filho Valteir Arruda, além de trabalhar ao lado do pastor William Júnior até deixar a denominação.

Com ele, outras lideranças e fiéis também deixaram a AD de Madureira, como professores de teologia que eram tidos como referencial dentro da denominação –, e assumiuran espaço dentro da Igreja o Bom Samaritano, liderada por Catirino.

Nos últimos dois anos, estima-se que a AD de Madureira perdeu cerca de 30% dos membros ativos. A produção entrou em contato com os pastores citados para comentar sobre a reportagem, mas não houve resposta até o fechamento da matéria.

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.