Com atenção voltada aos tratamentos dispensados aos animais que vão participar dos eventos religiosos no período das Cavalhadas, a presidente da Câmara Municipal, Divina Avelar (UB), fez um requerimento solicitando que a Prefeitura coloque cochos destinados a servir água e alimentação para os cavalos durante os desfiles.
Proteção dos animais
No texto da vereadora, a organização do evento deverá colocar ao longo das avenidas JK, Tubertino Rios e Cristóvão Colombo pontos de bebedouros para os animais que estarão ocupando as vias públicas no período das Cavalhadas.
Divina Avelar é ativista das causas animais e atua em programas de castração de cães em situação de rua, bandeira levantada agora no período das Cavalhadas de Jaraguá, evento que concentra um grande número de cavalos que circulam ou desfilam de forma oficial no período da Festa do Divino Espírito Santo.
Ação do Legislativo
Embora o requerimento não faça citação à questão dos maus-tratos aos animais, é comum as reclamações sobre cavalos que ficam amarrados na porta de bares por várias horas sem a atenção dos responsáveis, o que também deve receber atenção das autoridades e de protetores.