Levantar a bandeira em prol dos servidores públicos municipais são discursos não muito comum no meio político, porém, na Câmara Municipal de Jaraguá, pelo menos três vereadores formam frente pelos servidores.
Vereadores e servidores públicos
Os vereadores Marcos Piaba (MDB), Werlon Coró (PDT) e Sinval Felix (PTB) são os que mais usam a tribuna da Câmara para reivindicar ações do Poder Executivo em prol dos servidores públicos.
Sinval Félix, vereador no terceiro mandato, vem usando a tribuna para requerer junto ao prefeito assinaturas de progressões e titularidades dos funcionários públicos, incluindo os profissionais da educação, pedido que foi atendido nesta semana pelo prefeito Paulo Vitor (UB), que assinou o reajuste do piso em 10%.
Félix é funcionários efetivo da Secretaria Municipal de Saúde e trabalha como motorista de ambulância. Já o vereador Werlon Coró, funcionário lotado na Superintendência de Meio Ambiente, é um dos que também faz requerimento em favor do funcionalismo municipal, tendo participação importante na elaboração do Plano de Cargos e Salários dos servidores e reivindicando concurso público como forma de cobrir o rombo previdenciário municipal.
Requerimento e elogios ao prefeito
Por sua vez, o vereador Odair da Vizzado (PP), também usa a tribuna para, em meio à outras cobranças e elogios ao prefeito —, defender melhorias para os servidores municipais, incluindo a elaboração de concurso público para áreas como Saúde e Educação.
Marcos Piaba defende os interesses do funcionalismo de forma geral, com maior ênfase nos direitos dos profissionais da Saúde, pasta onde trabalha como enfermeiro.
Piso da Enfermagem
Uma de suas principais bandeiras em prol dos servidores é a elaboração de concurso público, assinatura de direitos trabalhistas e o piso da enfermagem, já aprovado e sancionado pelo Governo Federal.
Na sessão desta quinta-feira, (22), Marcos Piaba disse que estava em Goiânia em busca de fundos para a pagamento do piso dos enfermeiros em regime de contratos pelo município, já que o governo federal suspendeu o repasse.
Os nomes citados na reportagem foi a título de informação sobre os vereadores que utilizam com maior constância a tribuna em defesa do funcionalismo, embora os demais vereadores não citados no texto também buscam melhorias pelas classes e categorias dentro de suas atribuições.