O município de Jaraguá está em situação de alerta para focos do mosquito da dengue, com percentual de 2,73%, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO).
Casos de dengue em Jaraguá
Dos 19.996 imóveis cadastrados, somente 4.443 foram visitados pelos agentes de endemias ligados à Secretaria Municipal de Saúde. Destes, 3.333 receberam ações voltadas para o combate ao foco do mosquito, ou seja, são imóveis que foram trabalhados pelos agentes.
Do total de imóveis cadastrados e que são monitorados pelos agentes de saúde pública, 1.110 imóveis estavam fechados, e 91 focos do mosquito foram encontrados no corrente mês.
Imóveis visitados
O painel de monitoramento da dengue mostra que, do total de imóveis registrados em Jaraguá, apenas 22,25% receberam a visita dos agentes de endemias, colocando Jaraguá em situação de alerta de risco para infecção pelo mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
O número de agentes de controle de endemias é insuficiente para atender todos os imóveis do município e realizar o combate dos focos, principalmente no período chuvoso, onde há maior incidência da doença.
Ações conjuntas de combate
Para amenizar a situação, tanto a Secretaria de Saúde quanto a Secretaria de Postura vêm atuando de forma conjunta, notificando os casos e até aplicando multa para proprietários de lotes que não fazem a limpeza dos imóveis.
Saúde e Educação estão atuando de forma educativa em escolas municipais dentro do programa “Detetives da Dengue”, ensinando os alunos a serem voluntários na busca por focos do mosquito Aedes aegypti.