Em discurso durante evento em que vários prefeitos participaram nesta quarta-feira (13), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o prefeito Paulo Vitor Avelar (UB) citou que o governo federal não tem culpa pelo índice de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Manifesto das prefeituras
Por força de expressão, o prefeito disse que ‘ninguém acha a casa do presidente; ninguém acha a casa do senador; do deputado, talvez. Quem recebe as demandas são os prefeitos, que têm que manter Saúde, Educação e funcionalismo’, disse
A manifestação dos prefeitos foi discutida e apoiada por entidades com a Federação Goiana dos Municípios (FGM) e pela Associação Goiana dos Municípios (AGM), órgãos citados no discurso do prefeito de Jaraguá durante o encontro de gestores municipais.
Repasse do FPM
O repasse do FPM está acumulado com perdas de até 22,3% entre julho e agosto, o que afetou os cofres das prefeituras. Para o presidente Lula, é preciso encontrar meios para cobrir o déficit para os municípios mais afetados, especialmente os menores, segundo declaração do ministro da Casa Civil, Rui Costa.