Prefeitura parabeniza professores sem pagar o piso da categoria

O Dia dos Professores foi comemorado neste domingo (15) e trás à tona os graves problemas referente aos investimentos na educação municipal, sendo um deles o Piso Nacional dos Professores, que ainda não é pago pela maioria dos municípios do Brasil.

Tal realidade não seria diferente em Jaraguá, ainda que fosse uma das promessas de campanha do prefeito Zilomar Oliveira (PSDB), que afirmou que a educação municipal em seu governo seria Nota 10.

Ironia do destino ou descaso com os profissionais da educação, o slogan Educação Nota 10 da atual gestão cumpriu com apenas metade da proposta do Piso Nacional dos Professores, ou seja, no total de 20% do reajuste, a Prefeitura pagou apenas 10% do valor

Uma ação movida pelos profissionais se transformou em Ação Civil Pública por meio do Sintego/GO, que tramita na Justiça, e que ainda não tem data para ser julgada.

No último ano de governo do prefeito Ival Avelar (PTB), os profissionais da educação aderiram a uma greve onde reivindicava o pagamento do reajuste, além do pagamento de um percentual em atraso, e cuja demanda continua na gestão de Zilomar.

Enquanto isso, a Prefeitura vem investimento pesado em mídia de governo e ainda em palestras motivacionais que em nada muda enquanto os professores não forem valorizados.

Findando o primeiro ano de administração, nenhuma escola municipal recebeu reformas consideráveis, ou seja, os problemas vão além dos recursos humanos.

Em 2016, o Ministério da Educação anunciou o que o piso salarial dos professores teria um reajuste de 7,64% a partir de janeiro de 2017. Com o aumento, o salário-base passa dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80.

O valor deve ser pago para docentes com formação de nível médio com atuação em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais. Segundo a pasta, o reajuste ficou 1,35% acima da inflação medida em 2016, que fechou o ano em 6,29%.

Em 2016, o aumento foi de 11,36%, o que significou um ganho salarial de 0,69% acima da inflação.

Mesmo com o repasse do MEC para pagamento do piso, os profissionais não recebem os que lhes é de direito, como é o caso de Jaraguá.

Segue a Nota da Prefeitura sobre o Dia dos Professores

A Prefeitura Municipal de Jaraguá, em nome do Prefeito Zilomar Oliveira e da Primeira Dama Rúbia Oliveira parabeniza este que é um profissional que com muita Humildade, dedicação, carinho e conhecimento é capaz de transformar e formar Grandes Pensadores, cientistas e cidadãos conscientes.

O Professor é aquele que Cria e recria e ocupa um lugar de destaque na formação de seres humanos.

A você, Professor… Mestre… Um agradecimento mais do que especial pelo seu carinho e dedicação com que tem ensinado e orientado as crianças do nosso Município.

Que as bênçãos de Deus vos recompensem por sua dedicação.

 

 

Share Button

você pode gostar também Mais do autor