O mercado negro dos trabalhos acadêmicos na educação

Dissertações, Teses, Monografias, Ensaios e Artigos são trabalhos acadêmicos indispensáveis e necessários na conclusão de um curso superior, seja de Especialização, Mestrado ou Doutorado.

Nesse universo de produção de conteúdo, há os que fazem dele seu principal meio de vida, são pessoas que vendem os trabalhos acadêmicos para universitários nada preocupados com seu futuro profissional e os das pessoas que formarão sua rede de negócios.

Os trabalhos de conclusão de curso são exames que assegura que o acadêmico absorveu o conteúdo aplicado em sala de aula pelas Universidades, sendo ele um objeto indispensável, intransferível e exclusivo do formando, não sendo permitido plágio ou qualquer outro conteúdo que não condiz com a disciplina do curso.

Venda de material acadêmico

Porém, a realidade não é bem esta, já que existe uma rede de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento que sobrevive da venda de produção de material acadêmico, como Monografias, Teses, TCCs etc.

Os preços dos trabalhos podem variar de acordo com o grau de dificuldade, o tema a ser abordado e os investimentos em pesquisa para a produção do conteúdo. Os preços podem variar entre R$ 1.000.000,00 até R$ 10.000,00.

O mercado negro dos trabalhos acadêmicos geralmente funciona na internet, onde há fóruns e grupos de especialistas em produção de artigos acadêmicos, onde os materiais são vendidos e/ou compartilhados em forma de troca.

Digitação de material acadêmico

Há profissionais de digitação de trabalhos científicos e acadêmicos que guardam copias dos trabalhos de clientes, onde depois os editam e vendem para acadêmicos que estão concluindo um curso na mesma área de conhecimento.

As chances de um trabalho plagiado ser identificado são muito pequena, dado ao grande volume de trabalhos apresentados nas Universidades, bem como a falta de tecnologia aplicada para a identificação de um material plagiado.

Vale lembra que, se identificado que um formando ou profissional tenha sido aprovado em uma banca examinadora com uma tese plagiada, o mesmo pode responder cível e criminalmente pelos atos, além da possibilidade de perder o Diploma Profissional.

No mercado negro dos trabalhos acadêmicos não há espaço para pessoas éticas e compromissadas com o profissionalismo. Tudo gira em torno de um interesse de concluir o curso sem muito desgaste psicológico para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Izaías Sousa

Share Button

você pode gostar também Mais do autor