Inaugurada em Jaraguá a nova Delegacia de Polícia Civil

Uma nova Delegacia de Polícia Civil foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (17) em Jaraguá, a 120 km de Goiânia, resultado da união de esforços entre instituições públicas e representativas. a Nova delegacia é presidida pelo delegado Grênio Ricardo.

A nova DP foi construída em parceria entre diversos órgãos e instituições públicas, como Poder Judiciário, Ministério Público de Goiás, Prefeitura Municipal, Conselho de Segurança da Comunidade e outros.

Foram pelo menos quatro meses para a execução das obras, porém, o projeto de construção de uma nova delegacia partiu de servidores da própria Polícia Civil que, insatisfeitos com as precárias instalações onde prestavam serviços, em um prédio alugado, apresentaram a ideia ao Delegado-Chefe, Dr. Marco Antônio Maia, da 15ª DRPC, onde a causa foi abraçada e os órgãos integrantes contribuíram cada um com sua parcela e atribuições.

A nova DP tem salas amplas e arejadas, atendendo todas as necessidades policiais no atendimento ao público, com celas individuais para presos provisórios e um pequeno parlatório com vidraça onde advogados podem falar com seus clientes.

Os recursos gastos na construção foram oriundos de transações penais disponibilizadas pelo Ministério Público de Goiás e autorizados pela Justiça, com aval do Conselho de Segurança da Comunidade.

Sem recurso por parte do Governo do Estado de Goiás, a nova Delegacia de Polícia Civil de Jaraguá poderá servir de modelo para outros municípios onde as ações de governo ainda não conseguiu alcançar os objetivos de investimento na segurança pública, em especial na infraestrutura e aparelhamento das polícias.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, em seu discurso, destacou como relevante a parceria entre os órgãos da Justiça, do Ministério Público de Goiás, do Conselho de Segurança e da Prefeitura na construção de uma nova sede para a Polícia Civil na cidade.

Sem citar o nome do governador do Estado em seu discurso, Álvaro Cássio disse que o exemplo de integração entre as autoridades em Jaraguá poderia ser adotado por outros delegados, promotores e prefeituras de outros municípios.

Segundo ele, Jaraguá é privilegiada por ter uma Delegacia de Polícia com a atual estrutura como poucas em Goiás.

O delegado Marco Antônio Maia, da 15ª Regional de Polícia Civil, com sede em Goianésia, agradeceu ao representante do Ministério Público de Jaraguá, o promotor Everaldo Sebastião de Souza –, e ao juiz Liciomar Fernandes por disponibilizar recursos de transações penais para a construção da nova DP, agradecimentos estendidos ao presidente do Conselho de Segurança, o advogado André Luiz Ramos; ao prefeito Zilomar Oliveira e aos agentes e serventuários da Polícia Civil de Jaraguá.

O juiz Liciomar Fernandes, em seu discurso, disse que os gestores não podem esperar pelas ações do estado, já que, em época de campanha eleitoral, os políticos aparecem mas não retornam com obras e serviços para a comunidade.

“Há deputados que estão dez ou quinze anos no poder e que não trazem nada para a cidade”, pontuou.

“Eu não tenho medo de falar isso. Eu sou um juiz que entrei pelas portas da frente no concurso, não pelas portas do fundo. Os senhores políticos vão colher o que vocês estão plantando”, disse. Se pudermos fazer alguma coisa para a comunidade, devemos fazer, concluiu.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração as seguintes autoridades e representantes:

O juiz Liciomar Fernandes, representado os demais membros do Poder Judiciário; o promotor Everaldo Sebastião, do Ministério Público; o prefeito Zilomar Oliveira; o promotor Giuliano Lima; o presidente do Conselho da Comunidade, André Gontijo; o delegado-chefe da Polícia Civil de Goiás, Álvaro Cássio; o comandante da Polícia Militar em Jaraguá, Major Carlos Augusto; o coordenador do Núcleo PTC de Goianésia, Lindomar Ferreira; o comandante do Corpo de Bombeiros de Jaraguá, Major Ézio; a Presidente da OAB-Subseção de Jaraguá, Anna Karla; o delegado do Procon em Goiás, Werbert Leonardo; a juíza de Direito, Nina Sá Araújo e representantes da comunidade.

Izaías Sousa

Share Button

você pode gostar também Mais do autor