Publicado em: qua, mar , 2017

Esvaziar presídios é outra meta do secretário Ricardo Balestreri


O novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, Ricardo Brisolla Balestreri, tomou posse do cargo nesta quarta-feira (1º), em Goiânia. Durante a cerimônia, ele falou em “esvaziar os presídios” do estado e em dar oportunidades para os detentos estudarem e trabalharem. Além dele, outros seis auxiliares do governo foram empossados no evento pelo governador em exercício José Eliton (PSDB).

Balestreri afirmou que pretende se concentrar em medidas para diminuir a quantidade de detentos no sistema prisional. No entanto, ele não especificou propostas para alcançar esse objetivo.

“O presídio superlotado só favorece aos líderes do crime. Precisamos esvaziar os presídios daqueles que não oferecem riscos para a população. Dar oportunidade de estudo e trabalho para que eles sejam, de fato, recuperados. Se você perguntar quem quer estudar, trabalhar e proporcionar renda para sua família, não tenha dúvidas de que a maioria de quem ali está aceitaria”, afirmou.

O novo titular da pasta ressaltou que, apesar das medidas de ressocialização dos presos, é necessário separar quem oferece risco à população. “É preciso distinguir o preso que deve ser recuperado e incluído, dos líderes do crime cujas psicopatias só os permitem que continuem cometendo crimes de dentro do presídio. Temos que endurecer com estes e esvaziar daqueles que não oferecem riscos para a sociedade”, ressaltou.

Durante o evento, o ex-secretário da pasta, Coronel Edson Costa Araújo, que assumiu o cargo interinamente após a saída de José Éliton da pasta, afirmou que sai com sentimento de “missão cumprida”.

“Nós transferimos nossas funções com muito orgulho. No sentido de ter cumprido nossas obrigações e deveres com nosso estado, a certeza que fizemos o que foi possível e o que foi nos colocado como missão. Tivemos no final de 2015 resultados difíceis. Tivemos um ano de 2016 de muito trabalho. Agora estou passando o cargo para um grande homem”, afirmou.

Novos auxiliares
Além de Balestreri, tomaram outros seis nomes tomaram posse no primeiro escalão do governo do estado. O deputado federal Sandes Júnior (PP) e o deputado estadual Lucas Calil (PSL) assumiram como secretários extraordinários do estado. Jardel Sebba (PSDB) passa a ser o chefe de Gabinete da Governadoria. Edvaldo Cardoso de Paula foi empossado presidente da Agência Brasil Central e Denício Trindade (SD) como presidente da Central de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa).

O governador em exercício José Éliton encaminhou ainda um ofício ao conselho administrativo da Celg GT indicando o nome de Humberto Tanuso como vice presidente da empresa. “Todos estes nomes representam o descortinar da segunda metade deste mandato, que vamos construindo como muita perseverança”, afirmou.

Do G1