Publicado em: sex, mar , 2017

Câmara de Vereadores aprova parcialmente o Piso dos Professores


Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira (30) parte do Piso Nacional dos Professores, no valor de 9,5% do total de 19%.

Um grupo de professores compareceu na sessão para acompanhar a votação dos vereadores, além da presença de representantes do Sintego em Jaraguá.

A Secretaria Municipal de Educação e o Sintego promoveram uma reunião para discutir a forma de pagamento do piso, ficando acordado o pagamento de um percentual referente ao índice de 7,64% para os professores P1, no valor de R$ 2.298, 80. Outro percentual no valor de 9,5%, referente ao ano de 2016 será pago já em abril, num total de 19%.

Somando, os valores são de 11,36%, referente a 2016, e mais 7,64%, referente a 2017. Quanto aos valores retroativos, incluindo os meses de janeiro e fevereiro desse ano —, os profissionais temem que não sejam pagos.

Alguns professores acreditavam que a Câmara votaria o piso integral, de 19%, porém, foi anunciado pelo vereador da base do prefeito que o piso integral será pago até o fim deste ano, o que deixou os profissionais contrariados com a resposta.

O piso só foi possível ser votado após intensa negociação entre os profissionais da educação, o Ministério Público, o Sintego e a Prefeitura, mesmo sendo uma promessa de campanha do prefeito Zilomar de Oliveira (PSDB).

Para o vereador Leirson Cordeiro (PSB), o piso dos professores são valores repassados de forma integral por meio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), e mesmo assim ele não foi pago nas gestões anteriores.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail